sábado, 21 de junho de 2008

TEORIA NEOMALTHUSIANA E SEU CONTEXTO HISTÓRICO

Essa teoria se baseia no crescimento populacional nos países subdesenvolvidos, pois, esse crescimento provocaria a escassez de recursos naturais, o crescimento da pobreza e o desemprego.

Para tentar evitar todo esse transtorno para a população, os neomalthusianos elaboraram políticas de controle da natalidade, o conhecido "planejamento familiar".

Essa teoria foi originada no final da 2ª Guerra Mundial, quando o crescimento populacional atingiu níveis elevados. Segundo Malthus, a fome, a pobreza e a miséria são conseqüências do grande número de pessoas e estes só seriam solucionados através de um rigoroso controle de natalidade.

Na política implantada com o planejamento familiar, foram distribuídas, anticoncepcionais e feitas esterilizações em massa. Essas idéias reduziram a natalidade, mais geraram muitas críticas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Com a explosão demografica que levaria ao esgotamento total dos recursos naturais foi proposta então uma politica de metodos anticoncepcionais muitas vezes forçados, mas sem uma politica de desenvolvimento socieconomico por isso recebeu criticas