sábado, 21 de junho de 2008

TEORIA REFORMISTA


Essa teoria foi elaborada em resposta a teoria neomalthusiana. Segundo a teoria reformista, uma população jovem e numerosa, em virtude de elevadas taxas de natalidade, não é causa, mas conseqüência do subdesenvolvimento.

Nos países desenvolvidos, onde o padrão de vida da população é alto, o controle da natalidade ocorre paralelamente a melhoria da qualidade de vida da população e espontaneamente, de uma geração para outra.

Em países subdesenvolvidos uma população numerosa só é empecilho para o desenvolvimento de suas atividades econômicas, quando não são realizados investimentos sociais, em especial na educação e saúde.

Os investimentos na educação são essenciais para melhorar os indicadores sociais, pois quando a família está em condições miseráveis elas não irão ficar preocupadas em gerar menos filhos. Portanto, quanto maior a escolaridade menor é o número de filhos e a taxa de mortalidade.

De todas as teorias, a reformista é a que melhor retrata os fatores que geram o subdesenvolvimento político, social e econômico. Dessa forma a teoria reformista derruba as teorias de Malthus.

8 comentários:

Sinara disse...

Diante do capitalismo a explicação que se dá pelo desemprego,guerras,corrupção geradas no mundo todo,é devido o excesso populacional, os problemas sociais existem porque há gente demais no mundo, isto é vinculado pelos meios de comunicação, mas para os reformistas a distribuição de renda e o avanço técnologico amenizaria esses problemas.

Vitor disse...

ara o pobre e assin acabou destruindo as teorias de mathul.Pois a população joven era uma grande massa e as teorias passadaos querian acabar com essa grande massa.
esse e meu cmntr.

marina disse...

va da o cu

Anônimo disse...

como diz http://www.brasilescola.com/geografia/teoria-reformista.htm

cossa saco disse...

ashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashu



PERDERAM TEMPO ESSE TREM TA TD ERRADO!!!!!!!!!!!!

ma countese mode disse...

va dar o cu

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

wtudo copiado do brasil escola